Blog da Leardi

Franquias imobiliárias: por que elas vieram para ficar?

  • 15/02/2018

Engana-se (muito) quem pensa que o mercado de franquias só engloba redes de alimentação e marcas de varejo. Atualmente, é possível encontrar empresas franqueadas de todos os setores. E as franquias imobiliárias começam, aos poucos, a ganhar muita força no Brasil.

Sucesso no mundo todo, as franquias imobiliárias chamam a atenção de investidores por conta do alto lucro. Uma única venda de um imóvel de alto padrão já é o suficiente para devolver parte do investimento inicial. Se negociar um apartamento de 800 mil reais, por exemplo, sua comissão fica na faixa de 48 mil reais – considerando uma taxa de 6% que é o praxe do mercado.

E isso é só o começo. Entenda, abaixo, por que as franquias imobiliárias vieram para ficar.

Cenário do mercado de franquias no Brasil

Na contramão da crise econômica, o mercado de franquias continuou apresentando crescimento ano após ano. Dados preliminares da Associação Brasil de Franchising (ABF) dão conta que o setor movimentou 163 bilhões de reais em 2017, um avanço de 8% em relação ao ano anterior.

Dentro do cenário mundial, o Brasil aparece como o quarto maior país do mundo em número de redes franqueadas e o sexto em número de unidades. Embora estejam atrás, em faturamento, dos segmentos de alimentação e moda, as franquias de serviço assumem papel de destaque no mercado de franchising.

As franquias imobiliárias se enquadram dentro do segmento Casa e Construção, que movimentou 6,494 bilhões de reais entre janeiro e setembro de 2017. Isso representa um avanço de quase 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Vantagens das franquias em relação às empresas independentes

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, em parceria com o PayPal, 66% dos brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio. No entanto, muitos desistem muito antes de tirar o projeto do papel. Não é por menos. Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham as portas após cinco anos.

Dentro desse contexto de incerteza, o modelo de franquias se apresenta como uma alternativa muito mais segura. Afinal de contas, a taxa de mortalidade é de apenas 5% no mesmo período.

Isso acontece porque o franqueado não começa sua jornada empreendedora do zero.  Pelo contrário. Além de receber todo o know how e suporte necessário, ele passa a trabalhar com um nome forte e reconhecido no mercado. Ao não ser apenas mais um no mercado, o empreendedor sai na frente da concorrência.

Franquias imobiliárias: sucesso mundial

Como deu para perceber, o setor de franchising encontra um cenário muito favorável no Brasil. E o melhor de tudo: ainda há muito espaço para crescimento, sobretudo quando falamos em franquias imobiliárias. Aqui, o mercado ainda é dominado por imobiliárias de pequeno e médio porte. São poucas marcas que adotam o modelo de franquias.

O cenário é completamente diferente nos Estados Unidos, onde as franquias imobiliárias respondem por 89% do setor. Lá, existem mais de 63,5 mil unidades franqueadas. Mas não é apenas nos Estados Unidos que as franquias imobiliárias fazem sucesso. Na verdade, elas começaram na Austrália há mais de 30 anos e conquistaram o mundo. Já é possível encontrá-las no México, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido e por aí vai.

A tendência é que o processo de consolidação das franquias imobiliárias se repita também no Brasil. Aliás, a Associação Internacional de Franchising (AIF) acredita que, em pouco tempo, o Brasil será a terceira potência em franquia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

Conheça a Franquia Leardi

Com mais de 100 anos de tradição no mercado imobiliário, a Leardi iniciou seu processo de expansão por meio do modelo de franquias em 2013. De lá para cá, a marca conta com mais de 40 unidades. A maioria está localizada no Estado de São Paulo, mas é possível encontrar unidades em Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO).

Se você já atua no mercado imobiliário, saiba que pode fazer a conversão da sua empresa para uma unidade Leardi. Assim, você começa a atuar dentro de uma grande rede com mais de 400 mil imóveis cadastrados. São mais chances de fechar negócios.

Quer saber mais sobre a franquia Leardi? Acesse nosso site e confira informações completas sobre o negócio!



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail